Comunicação e linguagem
"Glossário da diversidade", da Defensoria Pública do RS (2025).
GLOSSÁRIO "Antidiscriminatório e outras formas de discriminação", da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD), vol. 5 (2023).
"GLOSSÁRIO de (des)identidades sexuais" reúne 29 identificações não normativas, as “(des)identidades”, ou seja, para além de identidades heteronormativas, para reconhecer as particularidades de cada uma das identidades sexuais não normativas para além de uma sigla (2023).
"Termos ambíguos do debate político atual" é um dicionário do Observatório de Sexualidade e Política, em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ (2023).
O dicionário "Termos ambíguos do debate político atual" explica alguns termos e expressões presentes no debate político, como "identitarismo”, “cidadão de bem”, “ideologia de gênero”, ou “racismo reverso”, "globalismo”, “linguagem neutra”, "liberdade” e “Família (2023).
Glossário sobre gênero e diversidade sexual oriundo das atividades desenvolvidas no Projeto Iguais porque diferentes (SECAD/FNDE), 2023.
GLOSSÁRIO Antidiscriminatório de equidade de gênero e o combate à violência de gênero, da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD) e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (CAOVD/MPMG), vol.4 (2023).
"GLOSSÁRIO Antidiscriminatório de diversidade sexual e de gênero", da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD) e Grupo de Trabalho AntiLGBTQIA+fobia do MPMG (vol. 1), 2022.
"GLOSSÁRIO Antidiscriminatório de pessoas com deficiência e pessoas idosas", do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAOIPCD), vol. 2 (2022).
GLOSSÁRIO "Antidiscriminatório de raça e etnia", da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD) e Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), vl. 3 (2022).
"Manual para o uso não sexista da linguagem", de Paki Venegas Franco e Julia Pérez Cervera.
O "Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo" faz farte da campanha #LugardePessoaIdosaÉOndeElaQuiser, lançada em outubro de 2021 pela Longevida (2022).
A "Cartilha de Comunicação e Linguagem LGBT" apresenta conceitos e terminologias corretas para uma comunicação sem preconceitos e discriminação.
"Manual de comunicação LGBTI+", da Aliança Nacional LGBTI+ e da Rede GayLatino (2022).
MANUAL | "Expressões Racistas: Por que Evitá-las", da Comissão de Promoção de Igualdade Racial (TSE), 2022.
"A cisgeneridade em negação: apresentando o conceito de ofensa da nomeação", de Cello Latini Pfeil e Bruno Latini Pfeil | Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 3, n. 9, p. 1-24, jul./set. 2022.
REVISTA | "Mariana Ximenes abraça a causa: termo ‘tomara que caia’ é sexista", por Harper's Bazaar (2020).
"A Linguagem não binária na Língua Portuguesa: Possibilidades e Reflexões Making Herstory", de Héliton Diego e Gabriel Jean Sanches | Revista X , Vl. 14, nº 4, p. 87-106, 2019.
MANUAL | Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo" (UNESCO), 2019.
"Conhecendo a Linguística Queer: Entrevista com Rodrigo Borba", de Héliton Diego e Rodrigo Borba | Revista X , Vl. 14, nº 4, p. 08-19, 2019.
MANUAL de "Comunicação inclusiva no SGC", elaborado pelo Conselho da União Europeia (2018).
"Linguagem Neutra do Ponto de Vista do Gênero", do Parlamento Europeu (2018).
"Parâmetros internacionais do direito à liberdade de expressão", de Leonardo Valles Bento (2016).
“'As expressões nervosas da presidente': estereótipos de gênero na Revista Istoé e a repercussão com a hashtag #IstoÉMachismo", de Paula Cunha Lopes (2016).
"Dicionário Transgênero". Este dicionário é parte integrante do livro "O Corpo da Roupa – Uma introdução aos Estudos Transgêneros", de Letícia Lanz (2016).
CARTILHA | "Politicamente correto e Direitos Humanos" (2004).