Compartilhe este blog
Sobre o Encontro USP Escola
O Encontro USP Escola é um programa de educação que possui diversas atividades gratuitas, cujo objetivo principal é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização/difusão, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento, compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública.
O Encontro surgiu em 2011, quando docentes da Universidade de São Paulo (USP), "favorecidos por uma política do Ministério da Educação de incentivo a iniciativas da universidade pública" (Roa; Filho; Henriques, 2021), propuseram uma formação permanente de docentes, na construção dialógica entre profissionais da educação de escola pública e docentes da universidade.
Outras informações disponíveis neste link.

Para baixar o folder de divulgação, clique na imagem ao lado.
Curso: Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos
Informações gerais
Curso: Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos
Coordenação geral: Gy Ferreira
Carga horária: 30h
Formato: presencial no Encontro USP Escola
Tipo: atualização/difusão
Ementa:
Reflexões sobre estudos de gênero e educação. Discussão sobre os mecanismos de combate ao preconceito, discriminação e violências de gênero. Estudos sobre as manifestações da linguagem oral, escrita e midiática no que diz respeito ao gênero e suas interseccionalidades. Estudos sobre questões jurídicas a partir dos Princípios de Yogyakarta. Letramento sobre articulações entre políticas públicas, Terceiro Setor e sociedade civil. Formação de multiplicadores e chamamento para a elaboração de ações de prevenção e combate às violências de gênero, fazendo a interlocução entre teoria e prática.
As referências bibliográficas do curso estão disponíveis neste link.
Sobre o curso

Vamos falar de gênero? é um convite à reflexão sobre o papel que o gênero ocupa em nossas vidas e como ele influencia nossas relações [e relações de poder], nossas escolhas, nossos afetos e a maneira como construímos o respeito às diversidades e aos direitos humanos. É um convite para (re)pensarmos novas formas de fazer educação, considerando, ainda, na maioria das vezes, uma velha escola.
Por isso, ao (re)fazer o convite para Vamos falar de gênero na escola? é urgente e necessário, principalmente quando analisamos os índices alarmantes de violências de gênero, uma vez que, as ações punitivas do Código Penal brasileiro, sozinho, parece não dar conta da gravidade da situação.
Então, é a partir destes fatores que o curso Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos foi desenvolvido. Ao pensar a escola como um local de promoção e garantia de direitos humanos, este curso aborda o papel de educadoras e educadores, e demais profissionais da educação, como pessoas multiplicadoras de uma cultura de respeito às diversidades e inclusão. Logo, desde a educação básica, é preciso abrir espaços para discussões saudáveis sobre gênero, integrado aos direitos humanos e às interseccionalidades — raça, classe, sexualidade, entre outros temas. E lembremos sempre: a escola, como um espaço democrático de formação cidadã, tem o papel fundamental de construir um ambiente inclusivo e plural.
Referências
As referências bibliográficas do curso estão disponíveis neste link.
Linha do tempo do curso
