
Em maio de 2023, Jundiaí sediou a 4ª edição do Pint of Science, o maior Festival de divulgação científica do mundo. O evento aconteceu no The Beer Market.
O Pint of Science é um evento de divulgação científica que ocorre anualmente em diversos países, de forma simultânea, incluindo o Brasil. Ele tem como objetivo levar a ciência para fora das universidades e centros de pesquisa, aproximando cientistas com suas pesquisas do público em geral, de forma descontraída e acessível, geralmente em bares, restaurantes e cafés pelo mundo todo.
Neste ano, o Festival foi realizado em 26 países simultaneamente, sendo 383 cidades. Só no Brasil foram 123 cidades, incluindo Jundiaí, sendo a única cidade da nossa região participante do Festival. O evento contou com a participação de mais de 600 pesquisadores e especialistas, trazendo tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento, num bate-papo descontraído e o mais legal - tomando uma cerveja gelada!


Cerveja Simbiótica, um brinde à ciência, Jundiaí!
E, com o lema "Um Brinde à Ciência", o Festival tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e o público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Aliás,
este ano, em parceria com a Cervejaria Prisma e Lúpulo Jarinu, o Pint of Science Jundiaí teve uma cerveja
para chamar de sua - a cerveja Simbiótica!

A cerveja Simbiótica é uma American Pale Ale produzida em diversas cidades participantes do Festival para celebrar o Pint of Science Brasil. Ela é uma referência à pesquisadora Johanna Döbereiner, cientista que revolucionou a agricultura, homenageada do Pint of Science Brasil 2023. A versão de Jundiaí foi produzida pela Cervejaria Prisma e conta com os insumos do Lúpulo Jarinu. O resultado é uma cerveja leve, frutada e bem aromática, com 5% de teor alcoólico e 35 de amargor.
Confira a programação:

Palestra: Linguagem "neutra" ou inclusiva: a discussão sobre gênero nas palavras.
Resumo: A partir da discussão promovida por diferentes pesquisadores, a proposta é levar uma revisão bibliográfica sobre o tema da linguagem "neutra" e seus impactos em diferentes contextos.
Palestrante: Vivian Cristina Rio Stella | Linguista por formação, com doutorado pela Unicamp e pós-doutorado pela PUC-SP. Professora por paixão, nos cursos de extensão da Cásper Líbero, de MBA na Aberje e na FIA Business School. Empreendedora por profissão há 10 anos, à frente da VRS Academy, que desenha e realiza jornadas de aprendizado e rodas de conversas em empresas. Mais informações sobre a palestrante:
http://lattes.cnpq.br/9810202111119707 | https://www.linkedin.com/in/vivianriostella/

MESA-DEBATE
TEMA 1: Práticas psicossociais: acolhimento e cuidado no atendimento a estudantes em situação de sofrimento.
Resumo: A escola, espaço de conhecimento e aprendizagem, é lugar também privilegiado para o encontro das diferenças: sociais, de origem, étnicas, de gênero. Como lugar da promoção desta sociabilidade, ela tem, muitas vezes, a potência de concentrar conflitos e
enfrentamentos que acontecem em toda a sociedade, exigindo que a comunidade escolar (trabalhadoras/es, professoras/es, famílias, estudantes, vizinhas/os) esteja preparada para lidar com a violência e o sofrimento que estes conflitos e enfrentamentos produzem. Estagiárias/os e professoras/es do Curso de Psicologia da Universidade Paulista têm sido solicitadas/os a trazer subsídios para este cenário, buscado conhecer circunstâncias sociais, especificidades institucionais e humanas, conduzindo práticas psicossociais, acolhimento e cuidado, para professoras/es e estudantes. Os resultados deste trabalho indicam a crescente gravidade desta situação com riscos e efeitos muito importantes sobre a saúde e a saúde mental de todas/os envolvidas/os, o que exige o desenvolvimento de estratégias e práticas que possam colaborar para uma sociedade e uma escola que promova direitos, dignidade e bem-estar.
Palestrante: João Eduardo Coin de Carvalho | Psicólogo e doutor em Psicologia. Professor e supervisor do Curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, na formação de profissionais para atuação nas políticas sociais (saúde, educação e assistência social). Coordenador do GECOMP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (UNIP/CNPq). Atuo especialmente nos campos da Psicologia Social Comunitária, da Assistência Social e da Educação. Saiba mais sobre o palestrante:
https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10040 https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10039
http://lattes.cnpq.br/0873354243134229
https://www.scielo.br/j/epsic/a/PJbtkKp4xHjqKfmLTjZkh9c/?lang=pt https://www.scielo.br/j/sausoc/a/zwfmd8ZfdXQbjHWhXYSmGGL/?lang=pt https://www.linkedin.com/in/joao-eduardo-coin-carvalho-78a378a/
TEMA 2: Estigmatização: sofrimento psíquico na população negra.
Resumo: A pesquisa traz o estudo do conceito de estigma e como a estigmatização pode trazer no sujeito estigmatizado o sofrimento psíquico. O objetivo da pesquisa é compreender o conceito de estigma e relacionar com as dinâmicas vivenciadas pela juventude negra no Brasil.
Palestrante: Jason Mark de Assis | Psicólogo formado pela UNIP Jundiaí. Atua como psicólogo clínico e tem seus estudos voltados para as relações étnico-raciais e autoestima da população negra. Saiba mais sobre o palestrante: www.linkedin.com/in/ jason-assis-66632148 .

Palestra: Capoeira: uma paideia afro-brasileira? Pode capoeira na escola, mestre?
Resumo: Nesta roda de capoeira, vamos discutir as possibilidades de letramento e alfabetização da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos por meio dos cânticos e responsórios da Capoeira.
Palestrante: Valdenor Silva dos Santos | Nascido em 09/09/1951, Mairi, BA. Filho de Juvenal Vieira dos Santos e Elenita Silva dos Santos. Mestre Valdenor atua na Capoeira há 53 anos no Brasil, Europa e EUA, transitando na Educação, Cultura e Esporte. Pesquisador, compositor, jornalista, formado em rádio e TV. Licenciado em sociologia e pedagogia. Mestre em Educação pela FEUSP e Doutorando pela FFLCH/USP. Presidente da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil CCDB e representante da Federação Internacional de Capoeira FIC para as Américas. Trabalha com formação de professores (as) e profissionais de capoeira no cumprimento das Leis Federais: 10.639/03, 11.645/08, 12.288/10 e Lei Municipal 17.566/2021 . Mais informações sobre a palestrante: REVISTA IEB nº 62 - Artigo em parceria com a Profa. Dra. Mônica Amaral/USP.
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107186
http://lattes.cnpq.br/1603840463811816
Participação especial da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, com roda de capoeira com Mestre Kauê e suas alunas e alunos.

Palestra: Os fantasmas, as rãs dançarinas e o mundo moderno
Resumo: Falar ao telefone, trabalhar no computador, perder horas incontáveis vídeos de gatinhos e bebês na internet ou mesmo a ato simples de ligar a luz, se tornaram ações tão naturais em nossas vidas que se quer pensamos ao fazê-las. São atos que não despertam a curiosidade nem a admiração de uma pessoa comum. Houve um tempo em que qualquer um desses pequenos feitos geraria um debate intelectual profundo em vários campos do conhecimento e atrairia uma legião de curiosos de variados tipos, dos mais populares aos mais requintados.
Não faz muito tempo, a menos de 180 anos atrás, o ser humano se encontrava em uma sociedade em que era habituada a funcionar majoritariamente durante o dia, fazer comunicação via oral ou por escritos em papel e qualquer um que afirmasse que acabou de falar com um irmão que mora em um país distante seria internado em um sanatório ou teria problemas com a Igreja Católica.Esse era o mundo pré-elétrico deixado para trás e substituído por um mundo moderno que na base possui conceitos como cargas elétricas, corrente elétrica, forças invisíveis, portadores elétricos minúsculos que governam até os movimentos do nosso corpo. Vamos contar o início da história da criação desses conceitos e de que modo algumas coisas curiosas como um fantasma, uma garrafa e algumas rãs mortas dançantes ajudaram nesse processo.
Palestrante: Daniel dos Anjos Silva | Bacharel em física e licenciado pela Unicamp, com mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e doutorado em Ensino de Ciências pela mesma universidade. Foi professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, hoje integra o quadro de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Pesquisa história da ciência e cognição aplicada ao ensino e gosta de contar histórias. Saiba mais sobre o palestrante:
d119269@dac.unicamp.br | http://lattes.cnpq.br/6392075544781883

Palestra: Direitos Humanos no ciberespaço e impactos político-econômicos.
Resumo: Constantemente se evidencia a profundidade das questões relacionadas ao uso tecnológico para solução de problemas. A dimensão das questões acerca da relação do indivíduo, das empresas e do próprio Estado com a tecnologia tem crescido diariamente, e com ela os impactos sociais. Busca-se responder às seguintes questões: como o Estado brasileiro atua na regulação do ciberespaço sob a perspectiva da garantia e efetivação dos Direitos Humanos? Quais caminhos o Estado brasileiro tem seguido para a regulação do ciberespaço? Como o Estado tem atuado no âmbito das redes? Quais Direitos Humanos e como são afrontados diante da chamada sociedade da vigilância? Como o Estado pode/deve se articular nesse ínterim?
Palestrante: Maria Clara Giassetti | Advogada especialista em Direito Digital, Direito Constitucional e em Prática Processual Civil Avançada nos Tribunais. Pesquisadora de Direitos Humanos, atualmente com enfoque em Direito Digital. Membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH). É membro efetivo da Comissão Estadual de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da Comissão da OAB/SP, 1ª Secretária da Comissão de Direitos Humanos e 1ª Secretária da Comissão de Direito Eleitoral, ambas da 33ª Subseção da OAB/SP, além de membro da Comissão de Direitos Humanos da 3ª Subseção da OAB/SP. Saiba mais sobre a palestrante: http://lattes.cnpq.br/7267433965568582 | https://www.linkedin.com/in/mariaclaragiassetti .
Confira as imagens abaixo:
#pint23 #direito #americanpale #direitoshumanos #capoeira #linguagem #jundiai #divulgacaocientifica #ciencia #festivalcientifico #cerveja #cervejariaprisma #linguagemneutra #linguageminclusiva #genero #antirracismo #saudemental #ciencia #ensinodeciencia #psicologia #educacaoafro #ciberespaço #direito
Eventos anteriores
Baixe o Jornal do #pintbr #jundiai das edições anteriores e compartilhe nas suas redes sociais.
Pint of Science 2023
Saiba mais aqui.

Pint of Science 2022
Saiba mais aqui.
Pint of Science 2021
Saiba mais aqui.
Pint of Science 2020
Saiba mais aqui.