top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Soundcloud
Pint 2023.jpg
Jornal #PintJundiaí_2023.png

Nos ajude a promover a ciência brasileira. Baixe o Jornal do #pint20 e compartilhe nas suas redes sociais.

Em maio de 2023, Jundiaí sediou a 4ª edição do Pint of Science, o maior Festival de divulgação científica do mundo. O evento aconteceu no The Beer Market.

Pint of Science 2023.jpg

O Pint of Science é um evento de divulgação científica que ocorre anualmente em diversos países, de forma simultânea, incluindo o Brasil. Ele tem como objetivo levar a ciência para fora das universidades e centros de pesquisa, aproximando cientistas com suas pesquisas do público em geral, de forma descontraída e acessível, geralmente em bares, restaurantes e cafés pelo mundo todo.

Neste ano, o Festival foi realizado em 26 países simultaneamente, sendo 383 cidades. Só no Brasil foram 123 cidades, incluindo Jundiaí, sendo a única cidade da nossa região participante do Festival. O evento contou com a participação de mais de 600 pesquisadores e especialistas, trazendo tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento, num bate-papo descontraído e o mais legal - tomando uma cerveja gelada! 

Pint of Science.jpg
Pint of Science_2.jpg

Cerveja Simbiótica, um brinde à ciência, Jundiaí!

E, com o lema "Um Brinde à Ciência", o Festival tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e o público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Aliás,

este ano, em parceria com a Cervejaria Prisma e Lúpulo Jarinu, o Pint of Science Jundiaí teve uma cerveja

para chamar de sua - a cerveja Simbiótica!

Pint of Science_2.jpg

A cerveja Simbiótica é uma American Pale Ale produzida em diversas cidades participantes do Festival para celebrar o Pint of Science Brasil. Ela é uma referência à pesquisadora Johanna Döbereiner, cientista que revolucionou a agricultura, homenageada do Pint of Science Brasil 2023. A versão de Jundiaí foi produzida pela Cervejaria Prisma e conta com os insumos do Lúpulo Jarinu. O resultado é uma cerveja leve, frutada e bem aromática, com 5% de teor alcoólico e 35 de amargor. 

Confira a programação:

Pint of Science.jpg

Palestra: Linguagem "neutra" ou inclusiva: a discussão sobre gênero nas palavras.

Resumo: A partir da discussão promovida por diferentes pesquisadores, a proposta é levar uma revisão bibliográfica sobre o tema da linguagem "neutra" e seus impactos em diferentes contextos.

Palestrante: Vivian Cristina Rio Stella | Linguista por formação, com doutorado pela Unicamp e pós-doutorado pela PUC-SP. Professora por paixão, nos cursos de extensão da Cásper Líbero, de MBA na Aberje e na FIA Business School. Empreendedora por profissão há 10 anos, à frente da VRS Academy, que desenha e realiza jornadas de aprendizado e rodas de conversas em empresas. Mais informações sobre a palestrante: 

http://lattes.cnpq.br/9810202111119707 | https://www.linkedin.com/in/vivianriostella/

Pint 2023.jpg

MESA-DEBATE

TEMA 1: Práticas psicossociais: acolhimento e cuidado no atendimento a estudantes em situação de sofrimento. 

Resumo: A escola, espaço de conhecimento e aprendizagem, é lugar também privilegiado para o encontro das diferenças: sociais, de origem, étnicas, de gênero. Como lugar da promoção desta sociabilidade, ela tem, muitas vezes, a potência de concentrar conflitos e

enfrentamentos que acontecem em toda a sociedade, exigindo que a comunidade escolar (trabalhadoras/es, professoras/es, famílias, estudantes, vizinhas/os) esteja preparada para lidar com a violência e o sofrimento que estes conflitos e enfrentamentos produzem. Estagiárias/os e professoras/es do Curso de Psicologia da Universidade Paulista têm sido solicitadas/os a trazer subsídios para este cenário, buscado conhecer circunstâncias sociais, especificidades institucionais e humanas, conduzindo práticas psicossociais, acolhimento e cuidado, para professoras/es e estudantes. Os resultados deste trabalho indicam a crescente gravidade desta situação com riscos e efeitos muito importantes sobre a saúde e a saúde mental de todas/os envolvidas/os, o que exige o desenvolvimento de estratégias e práticas que possam colaborar para uma sociedade e uma escola que promova direitos, dignidade e bem-estar.

Palestrante: João Eduardo Coin de Carvalho | Psicólogo e doutor em Psicologia. Professor e supervisor do Curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, na formação de profissionais para atuação nas políticas sociais (saúde, educação e assistência social). Coordenador do GECOMP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (UNIP/CNPq). Atuo especialmente nos campos da Psicologia Social Comunitária, da Assistência Social e da Educação. Saiba mais sobre o palestrante:

https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10040 https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10039

http://lattes.cnpq.br/0873354243134229 

https://www.scielo.br/j/epsic/a/PJbtkKp4xHjqKfmLTjZkh9c/?lang=pt https://www.scielo.br/j/sausoc/a/zwfmd8ZfdXQbjHWhXYSmGGL/?lang=pt https://www.linkedin.com/in/joao-eduardo-coin-carvalho-78a378a/ 

 

TEMA 2: Estigmatização: sofrimento psíquico na população negra.

Resumo: A pesquisa traz o estudo do conceito de estigma e como a estigmatização pode trazer no sujeito estigmatizado o sofrimento psíquico. O objetivo da pesquisa é compreender o conceito de estigma e relacionar com as dinâmicas vivenciadas pela juventude negra no Brasil.

Palestrante: Jason Mark de Assis | Psicólogo formado pela UNIP Jundiaí. Atua como psicólogo clínico e tem seus estudos voltados para as relações étnico-raciais e autoestima da população negra. Saiba mais sobre o palestrante: www.linkedin.com/in/ jason-assis-66632148 .

Palestra: Capoeira: uma paideia afro-brasileira? Pode capoeira na escola, mestre?

Resumo: Nesta roda de capoeira, vamos discutir as possibilidades de letramento e alfabetização da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos por meio dos cânticos e responsórios da Capoeira.

Palestrante: Valdenor Silva dos Santos | Nascido em 09/09/1951, Mairi, BA. Filho de Juvenal Vieira dos Santos e Elenita Silva dos Santos. Mestre Valdenor atua na Capoeira há 53 anos no Brasil, Europa e EUA, transitando na Educação, Cultura e Esporte. Pesquisador, compositor, jornalista, formado em rádio e TV. Licenciado em sociologia e pedagogia. Mestre em Educação pela FEUSP e Doutorando pela FFLCH/USP. Presidente da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil CCDB e representante da Federação Internacional de Capoeira FIC para as Américas. Trabalha com formação de professores (as) e profissionais de capoeira no cumprimento das Leis Federais: 10.639/03, 11.645/08, 12.288/10 e Lei Municipal 17.566/2021 . Mais informações sobre a palestrante: REVISTA IEB nº 62 - Artigo em parceria com a Profa. Dra. Mônica Amaral/USP. 

https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107186

http://lattes.cnpq.br/1603840463811816 

 

Participação especial da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, com roda de capoeira com Mestre Kauê e suas alunas e alunos. 

Pint 2023_3.jpg

Palestra: Os fantasmas, as rãs dançarinas e o mundo moderno

Resumo: Falar ao telefone, trabalhar no computador, perder horas incontáveis vídeos de gatinhos e bebês na internet ou mesmo a ato simples de ligar a luz, se tornaram ações tão naturais em nossas vidas que se quer pensamos ao fazê-las. São atos que não despertam a curiosidade nem a admiração de uma pessoa comum. Houve um tempo em que qualquer um desses pequenos feitos geraria um debate intelectual profundo em vários campos do conhecimento e atrairia uma legião de curiosos de variados tipos, dos mais populares aos mais requintados. 

Não faz muito tempo,  a menos de 180 anos atrás, o ser humano se encontrava em uma sociedade em que  era habituada a funcionar majoritariamente durante o dia, fazer  comunicação via oral ou por escritos em papel e qualquer um que afirmasse que acabou de falar com um irmão que mora em um país distante seria internado em um sanatório ou teria problemas com a Igreja Católica.Esse era o mundo pré-elétrico deixado para trás e substituído por um mundo moderno que na base possui conceitos como cargas elétricas, corrente elétrica, forças invisíveis, portadores elétricos minúsculos que governam até os movimentos do nosso corpo. Vamos contar o início da história da criação desses conceitos e de que modo algumas coisas curiosas como um fantasma, uma garrafa e algumas rãs mortas dançantes ajudaram nesse processo.

Palestrante: Daniel dos Anjos Silva | Bacharel em física e licenciado pela Unicamp, com mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e doutorado em Ensino de Ciências pela mesma universidade. Foi professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, hoje integra o quadro de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Pesquisa história da ciência e cognição aplicada ao ensino e gosta de contar histórias. Saiba mais sobre o palestrante:

d119269@dac.unicamp.br | http://lattes.cnpq.br/6392075544781883 

Pint 2023_4.jpg

Palestra: Direitos Humanos no ciberespaço e impactos político-econômicos.

Resumo: Constantemente se evidencia a profundidade das questões relacionadas ao uso tecnológico para solução de problemas. A dimensão das questões acerca da relação do indivíduo, das empresas e do próprio Estado com a tecnologia tem crescido diariamente, e com ela os impactos sociais. Busca-se responder às seguintes questões: como o Estado brasileiro atua na regulação do ciberespaço sob a perspectiva da garantia e efetivação dos Direitos Humanos? Quais caminhos o Estado brasileiro tem seguido para a regulação do ciberespaço? Como o Estado tem atuado no âmbito das redes? Quais Direitos Humanos e como são afrontados diante da chamada sociedade da vigilância? Como o Estado pode/deve se articular nesse ínterim?

Palestrante: Maria Clara Giassetti | Advogada especialista em Direito Digital, Direito Constitucional e em Prática Processual Civil Avançada nos Tribunais. Pesquisadora de Direitos Humanos, atualmente com enfoque em Direito Digital. Membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH). É membro efetivo da Comissão Estadual de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da Comissão da OAB/SP, 1ª Secretária da Comissão de Direitos Humanos e 1ª Secretária da Comissão de Direito Eleitoral, ambas da 33ª Subseção da OAB/SP, além de membro da Comissão de Direitos Humanos da 3ª Subseção da OAB/SP. Saiba mais sobre a palestrante: http://lattes.cnpq.br/7267433965568582 | https://www.linkedin.com/in/mariaclaragiassetti .

Confira as imagens abaixo:

#pint23 #direito #americanpale #direitoshumanos #capoeira #linguagem #jundiai #divulgacaocientifica #ciencia #festivalcientifico #cerveja #cervejariaprisma #linguagemneutra #linguageminclusiva #genero #antirracismo #saudemental #ciencia #ensinodeciencia #psicologia #educacaoafro #ciberespaço #direito 

bottom of page