Você tem sede por conhecimento? Pint of Science Brasil voltou com tudo em 2022 em uma edição especial para divulgar as produções e os estudos científicos mais
importantes do nosso país.
40 cidades participantes,
inclusive Jundiaí-SP
Em 2022, o Pint of Science Brasil voltou com tudo em uma edição especial, que foi realizada em mais de 40 cidades, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, para divulgar as produções e os estudos científicos mais importantes do nosso país.
Em Jundiaí, o Festival aconteceu no dia 09 de novembro no The Beer Market.
A coordenadora local, Ghy Ferreira destaca que este ano, a cidade de Jundiaí teve como tema central “Tecno-sapiens: uma breve história da humanidade continua...”, fazendo alusão ao livro “Sapiens: uma breve história da humanidade” (2018), do professor de história israelense Yuval Noah Harari.
"Neste livro, a narrativa central gira em torno da pergunta: há justiça na história? Ou ainda, a narrativa de Sapiens pode nos aproximar de uma outra pergunta: como nós, sapiens, chegamos até aqui? E foi a partir das reflexões da narrativa de Sapiens que elaboramos duas mesas temáticas: a primeira 'É questão de tempo...Direitos humanos existem ou é só imaginação?' e 'Tecno-sapiens: qual é a história da humanidade?', diz Ghy Ferreira
#pint22 #direito #direitoshumanos #sapiens #programafrancamente #jundiai #divulgacaocientifica #ciencia #festivalcientifico #cerveja #
Tema central: “Tecno-sapiens: uma breve história da humanidade continua...”
“É questão de tempo... Direitos humanos existem ou é só imaginação?"
Na primeira apresentação tivemos o apoio da Comissão dos Direitos Humanos da OAB Jundiaí. As representantes Dra. Gelza e Dra. Clara falaram sobre a CDH, o que é, como ela atua e o trabalho que está sendo desenvolvido. Em seguida, os pesquisadores debateram sobre a migração no século XXI, Direitos Humanos, envelhecimento populacional e a sua criminalização.
O Relatório Mundial sobre Migração 2022 das Nações Unidas contabilizou 281 milhões de migrantes internacionais em 2021, correspondendo a 3,6% da população mundial, mesmo com os desafios da mobilidade humana impostos pela pandemia da covid-19. Trabalhar para que os migrantes internacionais, sejam eles pessoas em situação de refúgio, ou migrantes econômicos, tenham uma vida digna e seus direitos humanos assegurados é um dos maiores desafios do século XXI. Portanto, o debate girou em torno da questão da migração e de ramificações dentro do tema, como migrações forçadas, envelhecimento e criminalização dos migrantes.
Na segunda apresentação, falamos sobre um tema bastante delicado: "o suicídio", será que o Brasil tem políticas públicas que prevê este tema? Neste sentido, a Dra. Bruna, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia do Estado de SP, trouxe suas considerações à luz da sua luta por políticas públicas após perder o pai, vítima de suicídio.
O evento foi um sucesso! Contabilizamos mais de 60 pessoas, com lotação máxima permitida de acordo com o estabelecimento.
Palestrantes:
:ANDREA DE MELLO CINTRA | Bacharela em Relações Internacionais e mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, ambos pela UNESP, de Franca. Especialista em política migratória e gênero. Já atuou em organizações do Terceiro Setor com acolhimento e integração de pessoas em condição de refúgio e hoje atua junto ao governo do estado do Espírito Santo na área de trabalho, assistência e desenvolvimento Social.
BIANCA RIBEIRO ALVES CAETANO | Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Bacharel também em relações internacionais, sua pesquisa tem como foco o reconhecimento dos venezuelanos como refugiados pelo governo brasileiro em 2019. É membro do ProMigra, e trabalha com o tema das migrações internacionais na sociedade civil.
BRUNA KAROLINE BEZERRA | Advogada. Especialista em Processo Civil pela PUC-Campinas. Coautora dos livros "O Novo Processo Civil Brasileiro: problemas e soluções", volumes I, II, III e IV. É vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia Estadual da OAB/SP.
GELZA PAULA F. DE ALMEIDA SOBRAL | Advogada. Especialista em Direito Público e membro da Comissão dos Direitos Humanos da 33ª subseção OAB/SP.
JOÃO PAULO IOTTI CRUZ | Vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa. Mestrando pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Presidente e membro da Comissão dos Direitos Humanos da 33ª subseção da OAB/SP.
MARIA CLARA GIASSETTI | Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da 33ª Subseção. Especialista em Direito Constitucional. Pesquisadora das áreas de Direitos Humanos e Direito Digital. Membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH). Voluntária jurídica do Projeto Justiceiras e da ONG de conscientização política Voto Consciente.
Confira abaixo algumas fotos e vídeos do Festival:
Veja mais shorts vídeos:
https://youtube.com/shorts/UF1drRS_lO0
#pint22 #refugiados #direitoshumanos #jundiai #divulgacaocientifica #ciencia #festivalcientifico #cerveja #educacao #envelhecimento #saude #bemestar #direito