top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Soundcloud
cabeçalho 2022.jpg

Compartilhe esta página

Mascote Pint of Science

Você tem sede por conhecimento? Pint of Science Brasil voltou com tudo em 2022 em uma edição especial para divulgar as produções e os estudos científicos mais 

importantes do nosso país.

40 cidades participantes,

inclusive Jundiaí-SP

Arte Pint of Science

Em 2022, o Pint of Science Brasil voltou com tudo em uma edição especial, que foi realizada em mais de 40 cidades, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, para divulgar as produções e os estudos científicos mais importantes do nosso país.

Em Jundiaí, o Festival aconteceu no dia 09 de novembro no The Beer Market.

A coordenadora local, Ghy Ferreira destaca que este ano, a cidade de Jundiaí teve como tema central “Tecno-sapiens: uma breve história da humanidade continua...”, fazendo alusão ao livro “Sapiens: uma breve história da humanidade” (2018), do professor de história israelense Yuval Noah Harari.

Coordenadora Gy Ferreira. © Todos os direitos reservados

"Neste livro, a narrativa central gira em torno da pergunta: há justiça na história? Ou ainda, a narrativa de Sapiens pode nos aproximar de uma outra pergunta: como nós, sapiens, chegamos até aqui? E foi a partir das reflexões da narrativa de Sapiens que elaboramos duas mesas temáticas: a primeira 'É questão de tempo...Direitos humanos existem ou é só imaginação?' e 'Tecno-sapiens: qual é a história da humanidade?', diz Ghy Ferreira

#pint22 #direito #direitoshumanos #sapiens #programafrancamente #jundiai #divulgacaocientifica #ciencia #festivalcientifico #cerveja #

Tema central: “Tecno-sapiens: uma breve história da humanidade continua...”

“É questão de tempo... Direitos humanos existem ou é só imaginação?"

Na primeira apresentação tivemos o apoio da Comissão dos Direitos Humanos da OAB Jundiaí. As representantes Dra. Gelza e Dra. Clara falaram sobre a CDH, o que é, como ela atua e o trabalho que está sendo desenvolvido. Em seguida, os pesquisadores debateram sobre a migração no século XXI, Direitos Humanos, envelhecimento populacional e a sua criminalização.

 

O Relatório Mundial sobre Migração 2022 das Nações Unidas contabilizou 281 milhões de migrantes internacionais em 2021, correspondendo a 3,6% da população mundial, mesmo com os desafios da mobilidade humana impostos pela pandemia da covid-19. Trabalhar para que os migrantes internacionais, sejam eles pessoas em situação de refúgio, ou migrantes econômicos, tenham uma vida digna e seus direitos humanos assegurados é um dos maiores desafios do século XXI. Portanto, o debate girou em torno da questão da migração e de ramificações dentro do tema, como migrações forçadas, envelhecimento e criminalização dos migrantes.

 

Na segunda apresentação, falamos sobre um tema bastante delicado: "o suicídio", será que o Brasil tem políticas públicas que prevê este tema? Neste sentido, a Dra. Bruna, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia do Estado de SP, trouxe suas considerações à luz da sua luta por políticas públicas após perder o pai, vítima de suicídio.

O evento foi um sucesso! Contabilizamos mais de 60 pessoas, com lotação máxima permitida de acordo com o estabelecimento.

Palestrantes:

:ANDREA DE MELLO CINTRA | Bacharela em Relações Internacionais e mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, ambos pela UNESP, de Franca. Especialista em política migratória e gênero. Já atuou em organizações do Terceiro Setor com acolhimento e integração de pessoas em condição de refúgio e hoje atua junto ao governo do estado do Espírito Santo na área de trabalho, assistência e desenvolvimento Social.

 

BIANCA RIBEIRO ALVES CAETANO | Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo. Bacharel também em relações internacionais, sua pesquisa tem como foco o reconhecimento dos venezuelanos como refugiados pelo governo brasileiro em 2019. É membro do ProMigra, e trabalha com o tema das migrações internacionais na sociedade civil.

BRUNA KAROLINE BEZERRA | Advogada. Especialista em Processo Civil pela PUC-Campinas. Coautora dos livros "O Novo Processo Civil Brasileiro: problemas e soluções", volumes I, II, III e IV. É vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia Estadual da OAB/SP.

GELZA PAULA F. DE ALMEIDA SOBRAL | Advogada. Especialista em Direito Público e membro da Comissão dos Direitos Humanos da 33ª subseção OAB/SP.

 

JOÃO PAULO IOTTI CRUZ | Vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa. Mestrando pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Presidente e membro da Comissão dos Direitos Humanos da 33ª subseção da OAB/SP.

 

MARIA CLARA GIASSETTI | Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da 33ª Subseção. Especialista em Direito Constitucional. Pesquisadora das áreas de Direitos Humanos e Direito Digital. Membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH). Voluntária jurídica do Projeto Justiceiras e da ONG de conscientização política Voto Consciente.

Confira abaixo algumas fotos e vídeos do Festival:

#pint22 #refugiados #direitoshumanos #jundiai #divulgacaocientifica #ciencia #festivalcientifico #cerveja #educacao #envelhecimento #saude #bemestar #direito 

Eventos anteriores

Baixe o Jornal do #pintbr #jundiai das edições anteriores e compartilhe nas suas redes sociais.

Pint of Science 2023

Saiba mais aqui.

Jornal #PintJundiaí 2023

Pint of Science 2022

Saiba mais aqui.

Jornal #PintJundiaí 2022

Pint of Science 2021

Saiba mais aqui.

Jornal #PintJundiaí 2021

Pint of Science 2020

Saiba mais aqui.

Jornal #PintJundiaí 2020
bottom of page