Educação antirracista e relações étnico-raciais
Primeira Infância no Município | "Promoção do antirracismo: como a gestão pública pode combater as desigualdades raciais que se iniciam na infância (2025)".
"Dicionário biográfico: histórias entrelaçadas das mulheres afrodiaspóricas", Vl. 1 (1ª ed/2024.), de Thais Alves Marinho e Rosinalda Correa da Silva Simoni (org.).
"Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais Olhares Afrodiaspóricos", de Tarcizio Silva (2023)
CARTILHA | "Saúde na Favela numa Perspectiva Antirracista", elaborada em parceria entre o Movimento Negro Unificado e a Cooperação Social da Fiocruz, com o apoio da Biblioteca Parque de Manguinhos, do Centro de Referência Para a Saúde da Mulher (Cresam), da Associação Brasileira Terra dos Homens, do Projeto Cultural Arte Transformadora, da Igreja Batista Central do Centenário e do Centro Comunitário Irmãos Kennedy (2023).
"Lei nº 10.639: a Atuação das Secretarias Municipais de Educação no Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira", de Beatriz Soares Benedito, Suelaine Carneiro e Tânia Portella (orgs.), 2023.
CARTILHA | Caderno 1. Primeiras infâncias negras e a Saúde (UNICEF), 2022.
CARTILHA | Caderno 2. Primeiras infâncias negras e a Educação (UNICEF), 2022.
CARTILHA | Caderno 3. Primeiras Infâncias Indígenas (UNICEF), 2022.
CARTILHA | Caderno 4. Primeiras infâncias e Assistência Social (UNICEF), 2022.
CARTILHA | "Você usa as palavras corretamente? É preciso refletir sobre isso. Muitas vezes não nos damos conta, mas várias expressões presentes no cotidiano dos brasileiros são racistas".
"Vozes do pluriverso: práticas e epistemologias decoloniais e antirracistas em educação", de Ana Tereza Reis da Silva (org.), 2022.
Este livro é o produto de esforços coletivos ligado ao curso de pós-graduação lato sensu “As Áfricas e suas diásporas”, desenvolvido entre 2020 e 2022 no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp).
"Gênero, Sexualidades e Relações Étnico-raciais: um guia para o Ensino de História", UNIFAL-MG (2021).
"Entre Afro-[r]existências: (Re)construindo Conceitos e Histórias", de Fabiane Freire França, Valdete dos Santos Coqueiro e Wilma dos Santos Coqueiro (org.), 2021.
CARTILHA | "Racismo é crime. Denuncie!". *Ministério da Justiça e Cidadania. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2016).
O Ministério Público e a igualdade étnico-racial na educação: contribuições para a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003 (2015).
"Racismo e Antirracismo: a categoria raça em questão" | Revista Psicologia Política, Vol. 10. n.º 19, p. 41-55 (Jan-jun 2010) | Lia Vainer Schucman.
"Gênero e Diversidade na Escola. Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais | Livro de Conteúdo, Vl. II (2009)", de Equipe do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).
"Gênero e Diversidade na Escola. Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais | Caderno de Atividades", de Equipe do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), 2009.
"African Gender Studies: a Reader", de Oyèrónké Oyěwùmí (2005).