%2006_09_29_77bacf46.jpg)
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual e Gênero da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Coordenação: Profa. Dra. Eliane Maio
"A função social da brinquedoteca universitária e sua contribuição para a permanência das mães-discentes do CAP/UERN no ensino superior", de Andréia Araújo da Nóbrega; Madêlyne Vitória Fernandes da Silva e Eliane Rose Maio | Revista Inter-Ação, v.50, n.2, p. 541-570, maio/ago. 202.
"O canto vinha de longe, de lá do meio do mar: trajetos de putas transexuais na escola e no trabalho", de Clara Hanke Ercoles e Eliane Rose Maio (2020).
[Cartilha] Educação em Sexualidade: Orientações para Adolescentes, de Angelica Campos Fernandes Araujo et al. (2022).
"Intersecções de raça e gênero: a HQ e a Webquest como estratégias de letramento crítico", de Ericа Teodoro Rocha (2025).
TESE | "Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina", de Bruna Larissa Ramalho Diniz.
DISSERTAÇÃO | "Egressos do sistema socioeducativo da região noroeste do Paraná: subsídios para uma proposta socioeducativa emancipatória", de Alessandra Elvira de Oliveira.
"Ruinologia: uma cartografia da política antigênero no governo Bolsonaro (2019-2022)", de Marco Aurélio Máximo Prado et al. | Observatório de Sexualidade e Política (SPW) e Núcleo de DH e Cidadania LGBT+ da Universidade Federal de Minas Gerais (NUH/UFMG), 2025.
"Vigilância e controle disciplinar na escola: reflexões a partir de Foucault", de Michele Golam dos Reis; Gleissiano Ruan de Freitas; Isaias Batista de Oliveira Júnior (2025).
"Interculturalidade, Decolonialidade e Direitos Humanos: desafios para a Educação", de Susana Beatriz Sacavino et al. (org.), 2025.
"Diversidade Sexual e Identidade de Gênero: direitos e disputas", de Eliane Rose Maio, Hebert de Paula Giesteira Villela, Jose Valdeci Grigoleto Netto, Murilo dos Santos Moscheta (org.), 2022.
"É de menina ou menino? Imagens de gêneros, sexualidades e educação", de João Paulo Baliscei (org.).
"Corpos em Dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas", de Eliane Rose Maio e Jean Pablo Guimarães Rossi (Org.).
"Cisgênero" nos discursos feministas: uma palavra "tão defendida; tão atacada; tão pouco entendida", de Beatriz Pagliarini Bagagli.
"Educação Infantil: diálogos sobre pesquisa, formação, docência e crianças", de Marlene Oliveira dos Santos, Silvanne Ribeiro-Velázquez (org.).
"É pra falar de gênero sim: fundamentos legais e científicos da abordagem de questões de gênero na educação", Alexandre Bortolini (2023).
"Feminismos Negros e suas possibilidades formativas e educativas na Educação Básica: Propostas de Atividades", de Geisieli Rita de Oliveira e Silvani dos santos Valentim (org.).
TESE | "Antes que as memórias se apaguem: a educação sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina", de Bruna Larissa Ramalho Diniz.
Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural Não Escolar: múltiplos artefatos em investigação | v. 13 n. especial (2025)
"O debate público acerca da homoparentalidade na web no Brasil: etnografia virtual" | Revista Ciência & Saúde Coletiva.
"EJA e sistema carcerário paranaense: uma provocação sobre sistemas discursivos aburguesados", de Rodrigo Pedro Casteleira e Eliane Rose Maio.
"A educação sexual no Brasil: um passo para frente, dois passos para trás", de Bruna Larissa Ramalho; Diniz; Ana Carolina Biscalquini Talamoni; Eliane Rose Maio.
“Somos Todas Marias(s): Olhares de Gênero e Empoderamento Feminino na Terceira Idade", de Eliane Rose Maio e Lucimar da Luz.
"Programa Diálogos Democráticos. Transcrição das palestras realizadas em 2 de outubro de 2019" (ESMPU)
"Cadernos de Evidências em Direitos Humanos: 1º Ciclo da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH)", do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
"Sexualidade e espectro autista: uma análise da série 'amor no espectro'", de Ana Silvia Periotto Calegari (PIBIC/FA) e Eliane Rose Maio (Orientadora).
"Afetos e atravessamentos de ser bicha dentro da comunidade gay", de Lucas Eugênio de lima Borsato (PIBIC/CNPq/UEM) e Eliane Rose Maio (Orientadora).
CARTILHA | "Entendendo a diversidade sexual" (2019), pela Defensoria Pública do Estado da Bahia.
"(Des)matizando o curso de pedagogia da UEM-SEDE: debate das cotas raciais da matriz curricular do curso de pedagogia", de Miriam Suellen de Oliveira (PIC/CNPq/FA/UEM) e Eliane Rose Maio (Orientadora).
"A Ditadura Civil-Militar de 1964-1985 e o golpe de 2016. Desdobramentos na educação brasileira", de Adriana Aparecida Rodrigues e Marco Antônio de Oliveira Gomes.
"Ambulatório para pessoas trans em Maringá: por uma promoção de saúde pública", de Leonardo Antonio Chimirri da Silva (PIBIC-Af-IS) e Eliane Rose Maio (Orientadora).
"Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas". Tradução para uso didático de: OYĚWÙMÍ, Oyèrónké.
"Pedagogia do armário: a normatividade em ação", de Rogério Diniz Junqueira.
"Coisa de menina ou coisa de menino?", de Pri Ferrari.
CARTILHA | "Diversidade sexual nas escolas: o que os profissionais da educação precisam saber" (2008).
"Pipo e Fifi para Bebês. Prevenção de Violência Sexual para Crianças de 0 a 3 anos", de Caroline Arcari e ilustrações de Isabela Santos.
"Pipo e Fifi para Bebês. Livro de Atividades", de Caroline Arcari e ilustrações de Isabela Santos.
"Contribuições para o enfrentamento das piores formas de trabalho infantil", do Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - Coordinfância (2021).
"Enviadando a escola", de Lohan Galvão de Oliveira e Edmar Reis Thiengo.
CURSO | "Aperfeiçoamento em Feminismos (2° ed.), de Rita de Cássia Fraga Machado (Org.).
"Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual: Saberes em Diálogo", Dalcira Ferrão, Lucas Henrique de Carvalho e Thiago Coacci (orgs.).
"Gênero e sexualidade: lugares, história e condições", de Ezequiel Martins Ferreira (org.).
"Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar. Corpo Consciente e Questões de Gênero no chão da escola", Vol. 2 (2023).
"Raça, Gênero e Sexualidade: Perspectivas Contemporâneas no Serviço Social", de Marco José de Oliveira Duarte e Carla Cristina Lima de Almeida (orgs.).
CARTILHA | "Vamos falar sobre violência sexual na universidade?", do projeto "Contra Abuso" (UEM)
"Políticas da vida: coproduções de saberes e resistências", de Bruna Andrade Irineu [et al.].
"Sexualidade e Gênero na Educação Infantil", de Amanaiara Conceição de Santana Miranda.
REVISTA | Dossiê Especial - Visibilidades e (R)existências, v. 14 n. 4 (2019).
"Gênero e educação: ofensivas reacionárias, resistências democráticas e anúncios pelo direito humano à educação", de Denise Carreira Bárbara Lopes (org.).
"Corpos, gêneros e sexualidades nas ciências humanas e sociais", de Sirlene Mota Pinheiro da Silva e Jónata Ferreira de Moura (org.).
"Gênero e regulações do sexo entre antigos e modernos", de Fernando de Figueiredo Balieiro e Semíramis Corsi Silva (org.).
CARTILHA de Enfrentamento à violência contra as mulheres na universidade.
"Gêneros e Sexualidades em Perspectiva Histórica", de BUENO, André; PAES, Érica de Aquino; SILVA, Natanael de Freitas; VELOSO, Wendell dos Reis (orgs.).
DOSSIÊ | "Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa", de Joanalira Corpes Magalhães.
"A sexualidade na educação infantil" explora o papel dos professores na visão e desempenho de temas relacionados à sexualidade infantil.
"Marcas da Religião na Educação: Gênero, Sexualidade e Formação Docente", de Lucimar da Luz Leite e Eliane Rose Maio.
DOSSIÊ | "Bissexualidade em foco: diferentes cenários, política e produção de conhecimento", v. 32 n. 64 (2024).
DOSSIÊ | "Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática", v. 12 n. 2 (2024), de Bruna Diniz, Ana Carolina Biscalquini Talamoni e Eliane Maio.
"Desafios e resistências em gênero e sexualidade no Brasil contemporâneo", de Heloisa Buarque de Almeida e Carlos Eduardo Henning (orgs.).
CARTILHA | O Conselho Federal de Psicologia, a convite do Ministério da Saúde, dedicou-se à elaboração desta cartilha, visando à atualização dos psicólogos que trabalham com a população adolescente no Brasil (2002).
"(In)Desejáveis : LGBTQIA+ e Feminismo na imprensa de Alagoas (séculoXX)", de Elias Ferreira Veras e Roberta dos Santos Sodó.
RELATÓRIO | "Amar não é doença. Ame quem você é, ame quem você quiser", da Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (Câmara dos Deputados).
"GLOSSÁRIO de (des)identidades sexuais", de Lino e Silva, Moisés Sanabria, Guillermo Vega.
RESENHA | "Resistência travesti na escrita de 'O Parque das Irmãs Magníficas ' de Camila Sosa Villada", de Tiago F. Rodrigues Lucena; Thiago Koiti Kikuchi; Resenha de VILLADA, Camila Sosa. O parque das irmãs magníficas. São Paulo:Planeta/Tusquets.
Bandeiras da Diversidade Sexual e de Gênero
CARTILHA | "Expressões de violências nas escolas". Este material traz ações do Agosto Lilás , com foco na subcultura do ódio, machosfera, misoginia e influências digitais sobre crianças e adolescentes (2025) | Equipe Multiprofissional do Núcleo Regional de Educação de Goioerê.
"Direito à educação em sexualidade e relações de gênero no cenário educacional brasileiro", UNESCO (2023).
Vídeos
VÍDEO | "O nome das coisas” é um filme produzido com recursos do Prêmio Aniceto Matti. Ele se baseia na história de Lua Lamberti, travesti maringaense que se graduou, defendeu o mestrado, ingressou no doutorado e atualmente é professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Roteiro e direção de Victor Faria e co-direção de Thayse Fernandes.
VÍDEO | Episódio 09 do ISSO POD, entrevista com a sexóloga Eliane Maio. Saiba como "abordar a educação sexual e saiba como ter conversas abertas com seus filhos sobre o tema. Eliane Maio compartilha suas valiosas experiências e insights para enriquecer a compreensão da sexualidade".