Violências de gênero
Clique no tema abaixo para acessar a biblioteca.
"Cura gay"
RELATÓRIO | “Entre ‘curas’ e ‘terapias’: esforços de ‘correção’ da orientação sexual e identidade de gênero de pessoas LGBTI+ no Brasil” é uma publicação da All Out e do Instituto Matizes - Pesquisa e Educação para a Equidade (2022).
O livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos (2019).
"Religião, política e direitos sexuais: controvérsias públicas em torno da 'cura gay'”, de Alexandre Oviedo Gonçalves (2019).
Vídeos
Ele sobreviveu à “cura gay”! Héder Bello passou mais de uma década sendo submetido a terapias de reversão da sexualidade, popularmente conhecidas como tentativas de “cura gay”. Hoje, doutorando em Psicologia, ele estuda as experiências pelas quais passou e conta os detalhes sobre o sofrimento e os abu5os envolvidos nessas práticas, lutando pelo fim delas.
Misoginia
"Uma breve história da transmisoginia", de Jules Gill-Peterson | Tradução livre: Acervo Trans-Anarquista e Bibliopreta, 2025.
"Misoginia na internet: uma década de disputas por direitos", de Mariana Valente (2023).
"Masculinismo e misoginia na sociedade brasileira: uma análise dos discursos dos adeptos ao masculinismo nas redes sociais", de Rosane Cristina de Oliveira e Renato da Silva.
Violências de gênero
"Humor na superfície, discriminação nas entrelinhas. A piada como elemento de estigmatização de corpos transgressores da cisheteronormatividade", de Cristian Silva Tavares de Moura e Camila Miranda de Amorim Resende | Vol 11, N. 02 - Abr. - Jun., 2025.
CADERNO TEMÁTICO DE REFERÊNCIA (1) | Protocolo Nacional de Investigação e Perícias nos Crimes de Feminicídio, produzido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (2025).
CADERNO TEMÁTICO DE REFERÊNCIA (2) | Padronização Nacional das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), produzido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (2025).
"Uma breve história da transmisoginia", de Jules Gill-Peterson | Tradução livre: Acervo Trans-Anarquista e Bibliopreta, 2025.
CADERNO TEMÁTICO DE REFERÊNCIA (3) | Padronização Nacional das Patrulhas Maria da Penha, produzido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (2025).
O "Guia para Prevenção às Violências contra Meninas na Educação de Alagoas" (2025), produzido pela Serenas, e em parceria com as Secretarias de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.
"Debates sobre masculinidade podem ajudar a reduzir a subnotificação de casos de violência sexual contra meninos e homens", por Christina Queiroz | Pesquisa Fapesp, ed. 336, fev. 2024.
Educação em Direitos Humanos (MEC) | "O papel da escola no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes", vol. 1 (2024).
"Enfrentamento às Violências de Gênero: Políticas Públicas, Interdisciplinaridade e Diversidades", de Isabela Candeloro Campoi; Leonardo Carvalho de Souza; Maria Inez Barboza Marques; Thaís Gaspar Mendes da Silva (orgs.), 2024.
CARTILHA | "Como explicar ao meu filho o que é abuso sexual", de Leilane Roxa (2024).
"Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Política de Gênero nas Eleições de 2024", desenvolvido pela Defensoria Pública da União.
"Como conversar com homens sobre violência contra meninas e mulheres", do Instituto PDH (2023).
"Misoginia na internet: uma década de disputas por direitos", de Mariana Valente (2023).
REPORTAGEM | "Como grupos internacionais se articulam para disseminar desinformação sobre gênero na América Latina", reportagem da Agência Lupa (2023).
CARTILHA | "Prevenção aos assédios moral e sexual" (2023).
CARTILHA de Enfrentamento à violência contra as mulheres na universidade.
MANUAL | Manual antimachismo: como enfrentar agressões de gênero no ambiente profissional, de Lucelena Ferreira (2022).
RELATÓRIO | "Discriminação e violência contra a população LGBTQIA+: relatório da pesquisa", do CNJ; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2022).
"Práticas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres: experiências desenvolvidas pelos profissionais de segurança pública e do sistema de justiça"(2022).
CARTILHA | Este livreto traz informações e atitudes de formas de prevenção de abusos contra crianças e adolescentes (2018).
"Diversidade sexual e homofobia no Brasil", de Gustavo Venturi e Vilma Bokany (org.) (2011).
"Racismo e sexismo na cultura brasileira", Lélia Gonzales_In Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244.
"Masculinismo e misoginia na sociedade brasileira: uma análise dos discursos dos adeptos ao masculinismo nas redes sociais", de Rosane Cristina de Oliveira e Renato da Silva.
CARTILHA | "Maria da Penha: proteção e respeito para todas as mulheres", Governo do Amapá.
"Práticas de enfrentamento à violência contra as mulheres: experiências desenvolvidas pelos profissionais de segurança pública e do sistema de justiça".