top of page
copyright © Todos os direitos reservados. Créditos_ Ghy Ferreira

Minibio Lattes

Educadora na área das linguagens. ChatBot Storytelling. Consultora em projetos educacionais. Palestrante. Revisora e transcritora. É coordenadora local (Jundiaí) do Pint of Science. Coordena o GT "Vamos falar de gênero na escola?". É coordenadora voluntária do NAAED (Núcleo de Acolhimento e Assistência para Educação), do CAIS (Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis, Transexuais e pessoas em situação de vulnerabilidade social). É coordenadora e ministrante do curso “Vamos falar de gênero na escola? A importância da formação de multiplicadores no letramento de gênero”, no Encontro USP-Escola (30h, 3ª ed., 2023). É integrante do Nudisex (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual e Gênero da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenado pela profa. Eliane Maio. É integrante do LAB Emancipa+, grupo de pesquisa formado para desenvolver ações voltadas à (re)inserção das populações LGBTPQIAP+ no ambiente escolar. É sócia-fundadora da APEP (Associação de Professores de Escolas Públicas). Foi conferencista da NAMLE Conference 2021, com apresentação do Programa Transforma! Pós-graduanda em Tradução pela Estácio de Sá e Graduada em Letras IN/PT pela Estácio de Sá (2013).

Link Lattes: https://lattes.cnpq.br/3349128414554661 

Programa de estágio Job Rotation (SKF), coordenado por Fabi Ribeiro | Imagem de recorte de

Um pouco mais sobre mim

“Ser ou não ser, eis a questão”, esta frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato da peça de Shakespeare me levou a filosofar da forma mais “literal”...

 

Por quase 15 anos trabalhei em grandes empresas multinacionais. Hoje sou imensamente grata por ter atuado diretamente com grandes líderes - e líderes incríveis! -, que sempre me ensinaram com entusiasmo a trabalhar para ser uma agente de mudança, sempre com espírito de coragem, respeito e colaboração.  


A imagem ao lado é um recorte de uma reportagem sobre o Programa Job Rotation, da SKF do Brasil, coordenado por Fabi Ribeiro. Na época, foi um programa de estágio inédito que, sem dúvidas, possibilitou a todos nós, integrantes do Programa, adquirir sólida experiência para iniciar nossa carreira no mercado corporativo. Até hoje temos recordações lindas sobre esta época.

Programa de estágio Job Rotation da empresa SKF do Brasil, coordenado por Fabi Ribeiro. Imagem de recorte de jornal da época. Copyright © Todos os direitos reservados. Créditos_ Ghy Ferreira.

Mas, em um determinado momento da minha vida, eu quis ir além de “pensar fora da caixa”. Eu quis sair da caixa para pensar! E foi aí que me desafiei a um grande projeto: uma transição de carreira - de grandes empresas multinacionais para o chão da escola, e quer saber? Está sendo lindo demais tudo isso! Hoje, eu me permito “ser e não ser”, porque a Educação me transforma todos os dias. Hoje, cada aula, cada curso, cada encontro é um novo desafio. E assim como os meus líderes me ensinaram: o trabalho tem que ter brilho nos olhos; o saber tem que ter entusiasmo; tem que inspirar...e assim sigo, entusiasmada pelas coisas que eu faço, me aceitando do avesso, porque "ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos” (Paulo Freire, Política e Educação, 1996). 

Reprodução: meu Facebook | Desenho feito por uma aluna. copyright © Todos os direitos rese

Reprodução: meu Facebook | Desenho feito por uma laluna. Copyright © Todos os direitos reservados. 

Reprodução_ meu Facebook _ Desenho feito por uma aluna. copyright © Todos os direitos rese

Reprodução: meu Facebook Copyright © Todos os direitos reservados. 

E foi nesta fase de "experimentar-me" que, em outubro de 2018, enfrentei o maior dos meus desafios: fui diagnosticada com câncer de mama. Foi também neste período que me aproximei mais ainda da educação. Percebi, em um curto espaço de tempo, o quanto os nossos preconceitos sobre as coisas nos limitam a caminhar. É preciso nos educar-nos para vencermos o medo sobre as coisas. 

 

É por tudo isso que hoje, meus olhos brilham pela educação e por tudo que ela proporciona, principalmente pelos seus desafios. A cada palestra/aula/projeto um conhecimento diferente e assim a gente vai aprendendo a aprender...e vai aprendendo a ser...

Mais sobre mim.jpg

Copyright © Todos os direitos reservados. Créditos_ Ghy Ferreira.

bottom of page