Encontro USP Escola
O Encontro USP Escola é um programa de educação que possui diversas atividades gratuitas, cujo objetivo principal é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento, compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública. Em 2025, o 25º Encontro USP Escola acontece de 13 a 17 de janeiro na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) e no Instituto de Química da USP (IQ-USP). Para saber mais, acesse aqui.
Para baixar o folder de divulgação, clique na imagem ao lado.
Vamos falar de gênero [na escola]?
Vamos falar de gênero? é um convite à reflexão sobre o papel que o gênero ocupa em nossas vidas e como ele influencia nossas relações [e relações de poder], nossas escolhas e, principalmente, a maneira como construímos o respeito às diversidades e aos direitos humanos. Além disso, os dados de violências de gênero aumentam assustadoramente e impactam a todos nós de diversas formas.
Por isso, (re)fazer o convite para Vamos falar de gênero na escola é urgente e necessário, principalmente quando analisamos os índices de abuso infantil, violência sexual e violências praticadas na internet contra crianças e adolescentes.
E é a partir destes fatores que o curso Vamos falar de gênero na escola? A importância de formar multiplicadores para a garantia dos direitos humanos foi desenvolvido. Pois, ao pensar a escola como um local de promoção e garantia de direitos humanos, este curso aborda o papel de educadores e profissionais da educação como multiplicadores de uma cultura de respeito às diversidades e inclusão. Logo, desde a educação básica, é preciso abrir espaços para discussões saudáveis sobre gênero, integrado aos direitos humanos e às interseccionalidades — raça, classe, sexualidade, entre outros temas.
Portanto, a proposta deste curso, ministrado no 25º Encontro USP Escola, de 13 a 17 de janeiro na FFLCH-USP, é formar os profissionais da educação para (1) enfrentar os desafios da discriminação e preconceito no ambiente escolar; (2) serem multiplicadores dos direitos humanos; (3) a criar ambientes escolares saudáveis e acolhedores. O curso também está em consonância com documentos normativos de educação e documentos nacionais e internacionais de promoção aos direitos humanos. Além disso, é um espaço para o crescimento coletivo e compartilhamento de saberes, criando novas perspectivas e práticas educativas.
Clique aqui para ver a ementa completa do curso.
Para saber mais sobre o Encontro USP Escola, acesse este link.