Transexualidade
Clique no tema abaixo que você será direcionado às indicações de leitura.
Masculinidades Trans
"Mapeamento Educacional das Transmasculinidades no Brasil" | Revista Estudos Transviades e Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, v. 4. n. 7 (jun. 2023).
"Saúde do homem trans e pessoas transmasculinas", da Rede Nacional de Pessoas Trans - Brasil (2021).
"A dor e a delícia das transmasculinidades no Brasil: das invisibilidades às demandas", de Bruno Pfeil e Kaio Lemos (orgs.), 2021.
"Quem pode se dizer homem? Textos escritos por Anderson Herzer e João W. Nery, homens transexuais, questionam os limites das masculinidades hegemônicas", por Amara Moira | Revista Cult (2017).
"Manifesto Contrasexual", de Preciado (2014).
"Geografias malditas: corpos, sexualidades e espaços", de Joseli Maria Silva, Marcio Jose Ornat e Alides Baptista Chimin Junior (orgs.), 2013.
"'Homens trans': novos matizes na aquarela das masculinidades?", de Guilherme Almeida (2012).
Mulheridades Trans
"Uma breve história da transmisoginia", de Jules Gill-Peterson | Tradução livre: Acervo Trans-Anarquista e Bibliopreta, 2025.
"Mulheridades trans", de ADunicamp (2024).
DISSERTAÇÃO | "FOLHAS DE NARRATIVA SEQUESTRADA": uma proposta transfeminista para o ensino de história através da HQ Xica Manicongo, de Millena Lyra Valença (2022).
"Por que você não me abraça? Reflexões a respeito da invisibilização de travestis e mulheres transexuais no movimento social de negras e negros", de Megg Rayara Gomes de Oliveira (2018).
Saúde Trans
"Saúde do homem trans e pessoas transmasculinas", da Rede Nacional de Pessoas Trans - Brasil (2021).
"A ciência que vigia o berço: diferentes leituras de 'saúde' frente a crianças trans e crianças intersexo", de Amanda de Almeida Schiavon, Sofia Favero e Paula Sandrine Machado (2020).
"Transexualidade e travestilidade na saúde", do Ministério da Saúde (2015).
"Política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais,travestis e transexuais", do Ministério da Saúde (2013).
"Resistindo à medicina, Re/modelando o gênero", de Dean Spade e traduzido por acervo trans-anarquista (2003).
Transexualidade, histórias e vivências
"Próteses de proteção" | Maria Lucas (vencedor do 3º Concurso de Ensaísmo Serrote), 2020.
"Princesa, a literatura se fez trans. Sobre Princesa, potente relato autobiográfico feito por uma mulher transexual", de Amara Moira (2018).
"Sobre aquele 'monstruoso corpo de delito'. Um amplo panorama de personagens transexuais na literatura brasileira", de Amara Moira (2018).