A Escola Municipal Egon Schaden fica na cidade de Francisco Morato e atende crianças de 8 a 11 anos. Confesso que, quando fui convidada para ministrar uma palestra sobre o Outubro Rosa, refleti sobre a seguinte pergunta: como abordar um assunto tão delicado e, ao mesmo, tão necessário com crianças?
Aliás, esta pergunta me causou um certo desconforto - medinho -, para falar a verdade. Mas foi tudo tão lindo e surpreendente! Parabéns a gestão, ao corpo docente e para todas as pessoas que prepararam todo o ambiente com esta decoração temática linda, pedindo para as crianças se vestirem de rosa. Isto demonstrou carinho, acolhimento, empatia e zelo da escola em tratar o assunto.
Bom, para a palestra, eu tentei preparar alguns slides mais lúdicos, mas por que “tentei”? Porque as crianças estavam mais preparadas do que eu! Mero engano pensar que é um adulto que ensina uma criança! rsrsrsrs.
E durante este bate-papo, muitas crianças que estavam ali relataram ter algum familiar passando por um tratamento de câncer. Mais uma vez tenho que confessar que não esperava por esta informação. Mas ali, olhando para aquelas carinhas lindas, todas em silêncio, prestando atenção na minha fala, fiz várias reflexões inéditas:
“já sabemos que crianças da escola pública enfrentam diversos problemas sociais (insegurança alimentar, violência doméstica, abandono familiar, enfim) e que muitas delas têm a escola como único ponto de referência em suas vidas; se nós, pessoas adultas, quando enfrentamos uma doença tão grave como esta, precisamos de todo apoio e acolhimento, inclusive psicológica, será que a escola está preparada para atender mais este desafio? De que forma a escola acolhe [ou pode acolher] essas crianças? Como podemos trabalhar a prevenção de doenças graves [e outras doenças] o ano todo ainda na primeira infância?”
Enfim, a educação é isso: provocativa, linda e surpreendente.
Comments