Estudos de Gênero e Diversidade
Clique no tema abaixo para acessar a biblioteca.
Educação, Gênero e Sexualidade
"Caminhos para a construção de uma educação sexual transformadora", do Ministério da Saúde. (2024)
DOSSIÊ | "Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática", v. 12 n. 2 (2024), de Bruna Diniz, Ana Carolina Biscalquini Talamoni e Eliane Maio.
"Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar. Corpo Consciente e Questões de Gênero no chão da escola", Vol. 2 (2023).
"Direito à educação em sexualidade e relações de gênero no cenário educacional brasileiro", UNESCO (2023).
"Diversidade Sexual e de Gênero na Universidade Federal de Uberlândia: entre limites e potencialidades", de Elaine Saraiva Calderari, Sauloéber Tarsio de Souza, Klênio Antônio Sousa, Hélder Eterno da Silveira (org.) (2023).
"Saberes e Aprendizagens Interseccionais: educação, diversidade e resistências" (2023).
"É pra falar de gênero sim: fundamentos legais e científicos da abordagem de questões de gênero na educação", Alexandre Bortolini (2023).
"Ensino e Educação com Igualdade de Gênero na Infância e na Adolescência. Guia Prático para Educadores e Educadoras (2023)", da USP, Instituto de Estudos Avançados (IEA).
"É de menina ou menino? Imagens de gêneros, sexualidades e educação", de João Paulo Baliscei (org.), 2022.
"Práticas pedagógicas de resistência: a Escola como lugar da diversidade", Vol. 2, de Aldenora Conceição de Macedo, Ivana Gonçalves de Oliveira e Jaqueline Aparecida Barbosa (org.), 2022.

REVISTA | VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade (2022).
[Cartilha] Educação em Sexualidade: Orientações para Adolescentes (2022).
"Discurso, Cultura e Mídia: pesquisas em rede (vol. 4), de Giovanna Benedetto Flores et al (orgs.), 2021.
"A sexualidade na educação infantil" explora o papel dos professores na visão e desempenho de temas relacionados à sexualidade infantil (2021).
"Manual de orientações sobre gênero e diversidade sexual", de Julia de Souza Lopes Basso; Jania Maria de Paula (orientadora), 2020.
"Sexualidade e Gênero na Educação Infantil", de Amanaiara Conceição de Santana Miranda (2019).
"Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade. Uma abordagem baseada em evidências" (2ª ed.) | UNESCO (2019).
"Sobre aquele 'monstruoso corpo de delito'. Um amplo panorama de personagens transexuais na literatura brasileira", de Amara Moira (2018).
"Trejeitos e trajetos de gayzinhos afeminados, viadinhos e bichinhas pretas na educação", de Megg Rayara Gomes de Oliveira | Revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades (n. 9, v. 1, maio-out. 2018).
"Interfaces do Gênero I: Cultura, Educação e Étnico-Racialidades", de Lilian Marta Grisolio; Luciana de Oliveira Dias (orgs.), 2017.
"Por que discutir gênero na escola?", da Ação Educativa (2016).
"O corpo educado: pedagogia da sexualidade", de Guacira Lopes Louro (2012).
"Gênero e Diversidade na Escola. Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais", da Equipe do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), 2009.
CARTILHA | "Diversidade sexual nas escolas: o que os profissionais da educação precisam saber" (2008).
GUIA | "Educar para a diversidade. Um guia para professores sobre orientação sexual e identidade de gênero" (2005).
Gênero e Linguagem
"Transição de gênero: Linguagem, contextos e experiências de uma geração no Brasil", de Francisco Cleiton Vieira | Vol. 11, n.º. 02 - Abr. - Jun., 2025.
"Glossário da diversidade", da Defensoria Pública do RS (2025).
“Aprenda a evitar ‘esse tipo’ de mulher”: estratégias discursivas e monetização da misoginia no YouTube | SANTINI, R. Marie; et al. | NetLab – Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais, UFRJ (2024).
"GLOSSÁRIO de (des)identidades sexuais" reúne 29 identificações não normativas, as “(des)identidades”, ou seja, para além de identidades heteronormativas, para reconhecer as particularidades de cada uma das identidades sexuais não normativas para além de uma sigla (2023).
GLOSSÁRIO Antidiscriminatório de equidade de gênero e o combate à violência de gênero, da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD) e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (CAOVD/MPMG), vol.4 (2023).
"Termos ambíguos do debate político atual" é um dicionário do Observatório de Sexualidade e Política, em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ (2023).
O dicionário "Termos ambíguos do debate político atual" explica alguns termos e expressões presentes no debate político, como "identitarismo”, “cidadão de bem”, “ideologia de gênero”, ou “racismo reverso”, "globalismo”, “linguagem neutra”, "liberdade” e “Família (2023).